Orientações gerais para o estudo
Eis algumas sugestões que auxiliam o estudante em seu bom rendimento escolar, procure segui-las e ficará muito mais perto do segredo de boas notas.
ª Condições físicas: Procure propiciar um local adequado de estudo:
- bem iluminado;
- arejado;
- silencioso;
- com mobília adequada;
- procure providenciar todo o material que utilizará: estojo, caderno, apostila, dicionário, etc. Tais materiais devem ser providenciados antes de iniciar o estudo, para que se evite perder tempo; e
- procure estudar sempre neste lugar para adquirir um hábito de estudo.
ª Planejamento do tempo de estudo:
- estudar todos os dias um pouco, não apenas às vésperas das avaliações, pois assim o aluno aprenderá e não irá mais decorar. (faça um mapa de estudos e distribua o número de horas dessa tarefa por semana);
- fazer um resumo de cada disciplina no período oposto das aulas.
ª Produtividade ao estudar:
- estude a matéria que menos gosta;
- estude para aprender e não apenas para tirar notas;
- procure criar interesse nas matérias;
- procure estudar as disciplinas intercaladas (ex: História e Matemática, Física e Português, etc.);
- organize seu horário para todas as atividades, inclusive para os estudos; e
- procure fixar o lugar e o horário de estudo, pois o ajudará obter concentração.
ª Horário de estudo:
- não importa a quantidade de tempo de estudo, mas é necessário saber estudar;
- o importante é criar o hábito de estudo, estabelecendo horário e lugar.
ª Dicas para elaboração do horário:
- começar pelas disciplinas que tem mais dificuldade;
- estabelecer o número de horas de estudo por dia;
- cumprir este horário, mesmo que já tenha estudado tudo;
- associar as disciplinas para estudar (ex: as mais difíceis com as fáceis); e
- incluir no cronograma as outras atividades.
ª Orientação da aprendizagem:
- aprender o todo, pois o todo ajuda a aprender as partes;
- começar os estudos com uma revisão;
- estudar com um dicionário de lado;
- dividir o tempo entre os estudos e as diversões; e
- estudar primeiramente sozinho e, depois, discutir e tirar algumas dúvidas com outras pessoas.
ª Em sala de aula:
- prestar atenção nas aulas;
- fazer perguntas sem medo da reação dos professores e colegas;
- ouvir o professor como se você fosse fazer alguma pergunta; e
- conversar com os colegas sobre o assunto.
Para obter sucesso nas avaliações:
- não estude tudo às vésperas;
- a revisão geral deve ser feita às vésperas;
- leia todas as questões antes de resolvê-las;
- comece pela resolução das mais fáceis, depois pelas de dificuldades média e finalmente pelas difíceis; e
- revise sua prova caso sobre tempo.
ª Utilização do próprio potencial durante as avaliações:
- seja autoconfiante;
- interprete bem as questões;
- tente relaxar o máximo possível;
- leia a prova toda antes de iniciar; e
- faça a prova com letra legível.
Um grande abraço e fiquem todos com Deus.
Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará.
(Provérbios 2.10,11)
Professor de Matemática e Pedagogo
Carlos Renato de Castro Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário