terça-feira, 26 de abril de 2011

  
Orientações gerais para o estudo

Eis algumas sugestões que auxiliam o estudante em seu bom rendimento escolar, procure segui-las e ficará muito mais perto do segredo de boas notas.

ª  Condições físicas: Procure propiciar um local adequado de estudo:
  • bem iluminado;
  • arejado;
  • silencioso;
  • com mobília adequada;
  • procure providenciar todo o material que utilizará: estojo, caderno, apostila, dicionário, etc. Tais materiais devem ser providenciados antes de iniciar o estudo, para que se evite perder tempo; e
  • procure estudar sempre neste lugar para adquirir um hábito de estudo.

ª   Planejamento do tempo de estudo:
  • estudar todos os dias um pouco, não apenas às vésperas das avaliações, pois assim o aluno aprenderá e não irá mais decorar. (faça um mapa de estudos e distribua o número de horas dessa tarefa por semana);
  • fazer um resumo de cada disciplina no período oposto das aulas.

ª  Produtividade ao estudar:
  • estude a matéria que menos gosta;
  • estude para aprender e não apenas para tirar notas;
  • procure criar interesse nas matérias;
  • procure estudar as disciplinas intercaladas (ex: História e Matemática, Física e Português, etc.);
  • organize seu horário para todas as atividades, inclusive para os estudos; e
  • procure fixar o lugar e o horário de estudo, pois o ajudará obter concentração.

ª  Horário de estudo:
  • não importa a quantidade de tempo de estudo, mas é necessário saber estudar;
  • o importante é criar o hábito de estudo, estabelecendo horário e lugar.

ª  Dicas para elaboração do horário:
  • começar pelas disciplinas que tem mais dificuldade;
  • estabelecer o número de horas de estudo por dia;
  • cumprir este horário, mesmo que já tenha estudado tudo;
  • associar as disciplinas para estudar (ex: as mais difíceis com as fáceis); e
  • incluir no cronograma as outras atividades.


ª  Orientação da aprendizagem:
  • aprender o todo, pois o todo ajuda a aprender as partes;
  • começar os estudos com uma revisão;
  • estudar com um dicionário de lado;
  • dividir o tempo entre os estudos e as diversões; e
  • estudar primeiramente sozinho e, depois, discutir e tirar algumas dúvidas com outras pessoas.

ª  Em sala de aula:
  • prestar atenção nas aulas;
  • fazer perguntas sem medo da reação dos professores e colegas;
  • ouvir o professor como se você fosse fazer alguma pergunta; e
  • conversar com os colegas sobre o assunto.

Para obter sucesso nas avaliações:
  • não estude tudo às vésperas;
  • a revisão geral deve ser feita às vésperas;
  • leia todas as questões antes de resolvê-las;
  • comece pela resolução das mais fáceis, depois pelas de dificuldades média e finalmente pelas difíceis; e
  • revise sua prova caso sobre tempo.

ª  Utilização do próprio potencial durante as avaliações:
  • seja autoconfiante;
  • interprete bem as questões;
  • tente relaxar o máximo possível;
  • leia a prova toda antes de iniciar; e
  • faça a prova com letra legível.

Um grande abraço e fiquem todos com Deus.

Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará.
(Provérbios 2.10,11)

Professor de Matemática e Pedagogo
Carlos Renato de Castro Souza



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